A Importância da música nas AECS
Sou professora de expressão musical no âmbito das AEC’S (Aulas extra-curriculares) e gostaria de partilhar a minha opinião e experiência neste sentido. No que toca à disciplina de música considero que a linguagem musical é uma das áreas do conhecimento que deve ser trabalhada na educação infantil. Verifiquei que esta constitui um verdadeiro poder educativo, sendo prova disso a enorme disponibilidade e satisfação aquando da realização das actividades por parte dos alunos.
Como dizia Platão, «…a música é a ginástica da alma…». A sua prática potencializa a aprendizagem cognitiva, particularmente no campo do raciocínio lógico e abstracto, estimulando a criatividade e facilitando a concentração e a aprendizagem. Ela gera resultados muito significativos ao nível da maturação social da criança, sendo uma porta para a construção da consciência cívica, pois, ela é uma das formas naturais de comunicação e de expressão com mais impacto na actualidade quotidiana das pessoas.
A música deve continuar a ser dada nas escolas e desde a mais tenra idade, pois o seu ensino/aprendizagem facilita e potencializa uma melhor interação, compreenção e expressão de cada um com o que o rodeia.
Catia Saraiva Pais
22 de Março de 2010
segunda-feira, 22 de março de 2010
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