O método Kodály
Pedagogia
Segundo a pesquisa efectuada é possível chegar-se á conclusão que o conceito e a filosofia de Kodály seguem alguns princípios, tal como descreve Gillian Earl ( 2004 ), que se passam a descrever a seguir:
Começar com a música – a alegria da experiência. A música deve ser ensinada de modo natural, acompanhando o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, tendo sempre em consideração que as crianças não aprendem através de abstracções intelectuais. Os elementos musicais são absorvidos inconscientemente, e somente com a prática através do canto lido ou escrito serão tornados conscientes.
O solfejo é sempre relativo: Kodály utiliza o Dó móvel, com as mesmas sílabas do monge Guido d'Arezzo (séc. XI). Cada nota, em relação à melodia como um todo, tem um papel (função) diferente do que se fosse uma nota sozinha, separada do contexto. Assim, o solfejo baseado na tónica já introduz, desde cedo, o conceito de função harmónica - ainda que isto não seja necessariamente explicitado numa primeira fase. A associação de gestos manuais com a altura das notas (manusolfa), ligando um som a um movimento corporal, é um possível sinal da influência de Dalcroze.
Para a aplicação prática são usadas as seguintes técnicas:
— leitura por relatividade (do sistema Tonic Sol-Fa de John Curwen, com «dó móvel» inspirado nos hexacordes de Guido d’Arezzo) e leitura por absoluto com as letras;
— fonomímica inspirada em Inglaterra e enriquecida por gestos correspondentes às notas estranhas da tonalidade: fa-fi; ti-la;
— numeração romana para indicar os graus da escala, adaptação do método Galin-Chevé-Paris, adoptado na época destes em Paris;
— fonemas ti-ti-ta (de J. Curwen) para introdução ao ritmo, mas, imediatamente aplicado às notas, iniciando desde logo a leitura global;
— voz, desde o princípio e a anteceder qualquer leitura ou conceito musical;
— interpretação instrumental, sempre que possível, individualmente ou em grupo.
Gestos manuais do sistema Kódaly
Margarida Gravito e Paula Pereira
segunda-feira, 17 de maio de 2010
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